Ganhei um irmãozinho

A chegada de um novo filho traz algumas preocupações aos pais com relação a reação que os demais filhos vão apresentar com a chegada do novo membro na família.

Quando a mãe ainda está gestante, é muito comum as atenções já começarem a se voltar para a barriga da mamãe e para o bebê que está a caminho. E a família começa a experimentar momentos de alegria e entusiasmo, ao mesmo tempo que surgem as dúvidas. Muitas vezes as crianças têm a sensação de que serão “trocados” pelo irmãozinho. As pessoas ao redor da família, como parentes e amigos, naturalmente se empolgam com a chegada do novo bebê enquanto os demais filhos assistem com cautela essa euforia. “Será que não vai sobrar carinho e atenção pra gente?”

Esse processo deve ser encarado da forma mais natural possível, já que um novo bebê não irá diminuir o amor e afeto dos pais pelos demais. O que de fato acontece e os pais devem ficar atentos, é que devido a demanda grande que um bebê exige, o tempo de dedicação aos demais filhos realmente diminui especialmente nos primeiros dias e meses, na medida que um recém-nascido exige muitos cuidados durante boa parte do dia.

A orientação é inserir os demais irmãos no cuidado com o recém-nascido, fazendo-os participantes do processo. Além disso, dedicar o tempo em que o bebê dorme, para os demais filhos, já que o recém-nascido dorme muitas horas por dia.

Ao longo dos dias, os filhos perceberão que nada mudou no amor e afeto por eles e sim que a família e o amor aumentaram! A participação e interação do pai com os outros filhos nesse momento é fundamental, já que a mamãe está bastante envolvida no processo da amamentação e na recuperação do parto.

Com os dias, tudo vai se acalmando. As crianças se sentem mais seguras, as mamadas do bebê mais espaçadas, a mamãe mais segura e mais descansada, podendo se dedicar mais aos outros filhos e ao companheiro. E o aprendizado final é o melhor: muitas dificuldades e ajustes, mas a família unida, maior, e amor e cuidado de sobra para todos!

Dra Mariana Franceschini Falavina Grigoletto
Médica CRM SP 88.687
Pediatra RQE 32.475

Av. Onze de Agosto, 1818,
Vila Embaré, Valinhos/SP
(19) 3929-5555


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 às 18:00
Sábado:
08:00 - 12:00