Obesidade em crianças

Obesidade é hoje um grande problema de saúde pública mundial, com um grande número de crianças e adolescentes acometidos, sendo uma condição de risco para co-morbidades como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias e podendo levar a complicações de curto e longo prazo.

Desse modo, temos que estar atentos a prevenção, ao diagnóstico precoce e a intervenção. Para isso, é de suma importância o acompanhamento periódico das crianças e adolescentes nas consultas de rotina no Pediatra, para que as orientações de hábitos saudáveis de alimentação e atividade física regular, estejam sempre sendo retomadas, além das medidas antropométricas (peso, estatura, IMC…), a fim da detecção pronta dos casos de sobrepeso e obesidade, identificando erros alimentares, sedentarismo, ganhos de peso inadequados e alterações de pressão arterial.

A obesidade afeta todos os órgãos e sistemas, desde o sistema cardiovascular até a pele, passando pelo aparelho psíquico, trazendo impacto global na vida das crianças e adolescentes. Por isso, é de suma importante a conscientização das famílias sobre a gravidade do problema, e a participação ativa de todos integrantes da mesma, para termos resultados efetivos, já que sabemos da dificuldade de sucesso quando os hábitos do grupo como um todo não são adequados, e mais ainda se tivermos outros casos na mesma família de obesidade e sobrepeso. O trabalho deve ser multidisciplinar e abrangendo toda a família, de modo a proporcionar uma mudança de hábitos e costumes, com uma conscientização acerca da importância de uma VIDA SAUDÁVEL, não da busca de padrões de beleza, mas sim de SAÚDE.

Dra Mariana Franceschini Falavina Grigoletto
Médica CRM SP 88.687
Pediatra RQE 32.475

Av. Onze de Agosto, 1818,
Vila Embaré, Valinhos/SP
(19) 3929-5555


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 às 18:00
Sábado:
08:00 - 12:00