Quebrando o tabu
Ainda vivemos em um tempo em que se tem vergonha e pudor de falar sobre menstruação. Infelizmente tempo de ainda receber jovens que não sabem o que seria a menstruação, que não sabem se é algo bom ou ruim…e mais ainda, de não entenderem da onde vem a menstruação. Jovens que não conseguem falar sobre isso com sua família, e as vezes nem com as amigas.
Como entender a menstruação se esse assunto não entra em pauta?
Precisamos definitivamente conversar com nossas meninas e meninos sobre o que é menstruação, como acontece e o que significa, para que o conhecimento quebre crenças e equívocos e seja quebrado esse tabu.
Gerações passando para gerações conceitos equivocados sobre o processo fisiológico chamado menstruação.
A menstruação é um processo que deveria ser tratado como tão fisiológico como urinar ou evacuar. Pensar que cada menstruação poderia ser “lida” como um “recomeço”. Ciclo vai, ciclo vem e tudo começa de novo. Que a menstruação é indolor, não é algo sujo, nem contaminado. É parte do corpo da mulher que se desprende. Quantas famílias tem preocupação com esse dia….e não conseguem falar sobre o assunto com suas filhas e filhos.
E que a menstruação seja abordada como uma oportunidade de conhecimento do corpo da mulher e de seu funcionamento. E finalmente que a menstruação seja o marco do início de cuidados com a saúde da mulher.
Dra Mariana Franceschini Falavina Grigoletto
Médica CRM SP 88.687
Pediatra RQE 32.475